Cenário de hoje: pandemia global e país em chamas, apenas. No meio disso, todos nós tentando ser otimistas e sobreviver um dia de cada vez. Quais palavras definem o tempo atual pra você? Pra mim são empatia e reinvenção. Empatia porque nunca foi tão necessário olhar para o outro, para as necessidades do outro. Em meio ao corona, a lógica da grama do vizinho ser mais verde às vezes se inverte. Mesmo com todas as dificuldades que passamos, é provável que haja pessoas em situação mais sensível que poderiam se beneficiar de algo que temos pra dar, sejam doações, conselhos ou simplesmente nosso tempo. Percebemos que sempre haverá alguma forma de ser útil a alguém, mesmo que nossa própria realidade esteja muito mais desafiadora do que o "normal".

Reinvenção porque simplesmente o mundo como ele era não existe mais. Se a antiga vida se torna inviável ou perde o sentido, não há escolha senão repensar, reavaliar e passar a fazer diferente. A Shower Plant começou em 2019 como uma marca de cosméticos com a proposta de ter um braço editorial. A missão que escrevi foi "incentivar as mulheres a aproveitarem suas rotinas de cuidado de forma leve e flexível." Em janeiro deste ano, por falta de investimento, fiz uma pausa nas atividades. Bem, até agora o investimento não veio e, portanto, temos zero dinheiros para gastar com novas fórmulas, campanhas e tudo mais. Mas quero aproveitar a oportunidade para nos reinventar também. Mais do que nunca, o ato de cuidar de si e dos outros se mostra uma ferramenta poderosa de preservação e generosidade. Essa é a base do meu pensamento atual.

"Mais do que nunca, o ato de cuidar de si e dos outros se mostra uma ferramenta poderosa de preservação e generosidade. Essa é a base do meu pensamento atual."

Refleti em conjunto com pessoas maravilhosas que toparam embarcar nessa comigo, e levantamos uma questão: como ser útil nesse momento e contribuir de forma direta, estando sem verba e sem poder sair de casa? O que faz mais sentido pra gente é oferecer suporte: ideias, dicas, reflexões, energia positiva e qualquer coisa que traga conforto ou respiro no meio de dias e semanas difíceis. Percebemos que o movimento mais lógico pra isso é fortalecer nossa frente de conteúdo, abraçar outros públicos e amplificar a voz. Com isso, nossa missão se transforma. Nos propomos agora a ser uma plataforma colaborativa cuja missão é inspirar através de visões múltiplas sobre saúde, bem-estar e beleza, apoiando e incentivando as pessoas em suas jornadas de cuidado com elas mesmas e com seu entorno.

E o que muda na prática?

1. O braço editorial se torna nossa principal atividade

Nosso domínio agora aponta para um novo site (e não mais para o e-commerce), onde vamos trazer semanalmente conversas sobre tópicos relevantes, sempre a partir da ótica pessoal e vivências de quem escreve.

2. Os produtos que vocês amam voltam à venda

Sim! Em caráter de edição especial com estoque limitado. O valor obtido com as vendas vai ser usado para apoiar a criação de conteúdo e retribuir os colaboradores do site. A loja online passa a ser acessada pelo link de shop no menu principal (dica: aproveita que as condições estão bafo!).

3.  agora falamos com todos

As questões femininas continuam sendo abordadas, a diferença é que estamos abrindo as portas para todos que queiram participar dessas e outras conversas.

4. Passamos a ter uma voz coletiva

Estamos nos vendo menos como uma marca, e mais como um espaço de troca. Somos três pessoas (mais sobre cada um de nós aqui) e queremos convidar você pra fazer parte disso. Tem ideias, textos, reflexões e expressões que gostaria de dividir com o mundo ou amaria fazer parte do nosso time fixo contribuindo com seu talento? Fala com a gente pelo hello@showerplant.com ou por DM.

Esperamos que goste desse novo formato!

—Manuela Borges